21 dezembro, 2006

Consulta



Hoje tivemos consulta. Eu estava mentalizada para ir direitinha para a maternidade na sequência do toque, mas nada disso. A médica mediu-me a tensão 3 vezes, porque eu estava tão nervosa com a ideia de ir fazer o toque que a tensão disparou. Depois mandou-me respirar fundo, e ficar caladinha, porque eu sabia que a tensão estava boa, e estava apenas ansiosa e tudo correu bem. Depois lá fomos para o toque, e eu respirei fundo e preparei-me para o pior, e nada verdade não me doeu nada. Disse-me que o colo do útero está molinho, mas tem 4 cm de espessura pelo que não lhe parece que o rapaz queira vir antes do Natal (OOoooooohhhhhh!!!!!!!!!!!)
No entanto, como está molinho posso entrar em trabalho de parto a qualquer momento. Assim ficámos de voltar à consulta para a semana que vem, dia 28, e aí já com as malas no carro. Quer isto dizer que se ele não vir por si até dia 28, nessa quinta-feira a médica está à minha espera com o berbequim (palavras dela). Quer isto dizer, que na próxima quinta-feira é que tenho marcado aquele toque "especial de corrida" que faz com que os meninos venham ao mundo mais depressa, mas que deve doer com'ó caraças!!!!! Portanto, se não for antes, dia 28 ou 29 nasce o Pedro. Eu queria mesmo é que ele viesse dia 27, uma vez que para amanhã não me parece. Se viesse no dia 27, vinha à velocidade dele e sem dar muito trabalho à médica, que assim não tinha de me atender com o "berbequim" daqui a oito dias. A única coisa que podemos fazer, para acelarar o processo, é ter sexo (:-O) porque faz com que o colo do útero amadureça mais depressa.

Curiosamente ela disse-me que não há nada melhor do que um parto que comece por si, porque são os mais rápidos. As induções são sempre mais demoradas e dolorosas. Digo curiosamente porque me parece que a maior parte dos médicos acha que faz um trabalho melhor do que a própria natureza, e esta médica tem me vindo a dar muita confiança no sentido de que a natureza sabe o que faz, só quando alguma coisa corre menos bem é que é preciso a intervenção do médico.

Sinais a ter em consideração durante os próximos oito dias, que fazem com que deva ir a correr para o Hospital:
- Se as águas rebentarem;
- Sangramento abundante;
- O Pedro mexer menos do que o habitual, ou estar parado durante muitas horas;
- Contracções de 5 em 5 minutos.

Nada disto é novidade, mas ajuda a lembrar.

Assim parece que esta gravidez vai mesmo para lá das 40 semanas.

3 comentários:

Lisa_pt disse...

Acabei de colocar um post novo no meu blog e entretanto recebi o teu comentário...
Já tinha passado por aqui hj umas duas ou três para ver se havia novidades do Pedro, mas é como dizes estamos as duas na mesma situação.
Olha concordo em pleno com o que a tua médica disse, também acho que não deve haver melhor parto do que aquele que se inicia naturalmente, por isso fiquei tão assustada quando me disseram que me iam induzir o parto...
O Gil tem-se mexido menos nestes dois últimos dias, mas nada de alarmante pois não passa muito tempo sem o fazer.
Esse toque tipo berbequim deve ter sido o que tive na última consulta, realmente acho que nem há melhor expressão para o descrever e a verdade é que desde esse dia tenho tido perdas de uma substância castanha e gelatinosa, a minha mãe diz que é o sinal de parto, vamos a ver...
Mas olha se ele ñ nasceu até agora, por mim pode nascer ainda amanhã ou então partilho da tua ideia, que venha no dia 27 (de preferência antes das 9h da manhã, por ter nova consulta na MAC)...

Joquinhas gds e tudo a correr bem!

Jogos disse...

Bem que aventura, aposto que quem ficou muito contente foi o papá do Pedro com as recomendações da médica!

bjs e Festas Felizes

Sofia Guerra Carvalho disse...

Não te preocupes com o toque "especial de corrida". Chama-se descolamento das membranas e também me fizeram (o que é que não me fizeram?). É um pouco mais desconfortável que o toque normal (parece que estão a querer "subir" ainda mais com os dedos, mas não dói realmente.
Pensa positivo,estás quase a conhecer o teu Pedrito! Se tiver que ser induzido será para o bem do teu filhote. Eu juro-te que pelo que ouvia dizer pensava que o parto induzido ia ser muito pior. E quanto ao facto de ser demorado... não te esqueças que não podemos contar o tempo desde que fazem a indução (normalmente contam assim) mas sim, desde que entramos em trabalho de parto activo, ou seja, com contrações regulares. Por isso é que se costuma dizer que é tão demorado!

Bjs e força

Sofia e Gonçalo