06 dezembro, 2006

Desafio da Filipa

Okay, em resposta ao desafio da Filipa vamos lá então falar dos meus medos em relação ao parto e à gravidez:

O primeiro de todos os medos é que alguma coisa corra mal. Alguma coisa, porque estou perante o desconhecido. Alguma coisa que por minha culpa, ou de alguma falta de assistência, possa por em causa a vida e/ou a saúde do meu filho.

Depois mais especificamente, passa-me pela cabeça que serei a única mulher da História a não conseguir ter um filho, por qualquer razão que também desconheço.

As dores em si estou à espera delas, o não saber a sua intensidade e desconhecer como eu própria vou reagir, mete-me medo.

Depois tenho medo da epidural, porque continuo a achar que não sabemos muito bem quais os efeitos secundários dela.

No entanto, o meu verdadeiro terror chama-se episiotomia, porque tudo o que tenho lido me diz que é um procedimento desnecessário em 90% dos casos. Ainda que compreenda que é uma forma dos médicos se despacharem, e em alguns casos isso é essencial. Dos estudos de antropologia que tenho lido (para quem não sabe a minha área de formação é a dita Antropologia) a episiotomia é apenas uma forma de inscrever de forma cicatrizante um "ritual de passagem" no corpo da mulher, que passa a ser mãe.

4 comentários:

Lisa_pt disse...

A Filipa tb me desafiou mas só amanhã é que coloco o dito post...
Olha qt às cores do quartinho do vosso bebé, eu cá acho que é tudo muito pessoal, se tu gostas, tá td bem.
Eu apesar de ter um quarto colorido para o Gil, tb gosto de coisas simples!
Achei piada à mesa das alminhas... é um costume q ñ tenho e que aliás desconhecia alguém q o tivesse, mas é engraçado saber que alguém q se diz céptica o tenha! ;)

Joquinhas gds

Jogos disse...

Obrigado Carla por teres aceite o desafio..

BabyJust disse...

Todas temos mil e um medos.... mesmo... Mas tudo vai correr bem vais ver... e depois a felicidade e tao grande que ja nem nos lembramos (estou contigo na historia da episiotomia... tenho pavor e acho que nao e muitas vezes necessario...)

Beijoka grande

Lisa_pt disse...

Olha o meu comentário não era bem uma provocação, mas mais uma constatação... Mas não te tiro a razão, podemos ser cépticas, mas achamos que as tradições são para manter!
Afinal a tua formação académica não se afasta assim tanto da minha (nem sequer em faculdades!) ehehehe

Joquinhas