16 janeiro, 2007

Dar de mamar...

Agora que já vos contei como começou o meu ano, agora posso dar seguimento à vida e tentar partilhar o dia a dia de ter um filho.

Neste momento sinto-me bastante angustiada, tudo porque amamentar se está a revelar um problema maior do que antecipei. Primeiro não tinha leite, porque como foi cesariana e com todos os problemas que o Pedro teve não havia forma de ver qualquer líquido sair... Depois com a ajuda de algumas enfermeiras da Obstetrícia B lá consegui que o peite começasse a funcionar à custa das máquinas que eles para lá têm. Desde que chegámos a casa que andamos a experimentar o que é melhor e à cerca de 4 dias que o Pedro está exclusivamente a beber leite da mãe. O problema é que desde que saiu do hospital, faz hoje oito dias, o rapaz parece que só aumentou 30g, o que me deixa muito angustiada, porque parece que o meu leite ou não é suficiente ou não é bom. O pediatra (fomos lá ontem) diz que é melhor dar mais tempo, mas agora a minha mãe também resolveu fazer uma pressãozinha daquelas que magoa dizendo que o rapaz pode estar a passar fome, e eu fiquei doente. Honestamente vou continuar apenas a dar-lhe peito, mas não me sinto muito segura da minha opção. Vou estar obsecada com o aumento de peso dele. Isto de ser recém mãe é muito complicado.

10 comentários:

Rita disse...

Como te entendo, Carla.
A minha sogra saiu-se com uma pérola do género a propósito do meu leite. Magoa a valer, eu sei. Mas olha, neste momento tenta pensar só no Pedro. Primeiro tens que saber que não existe leite fraco, existe sim, leite suficiente ou não. E para que o leite seja suficiente tens que deixar o Pedro estimular a produção. Porque não tiras dois dias para isso mesmo? Põe o Pedrinho ao peito de meia em meia hora, se for preciso. Vais ver que a produção aumenta. Tenta também descansar, beber água, alimentar-te bem... Não sei como te posso ajudar mais. Apenas te posso dizer que te compreendo muito bem e que se precisares de alguma coisa sabes onde me encontrar :)
Beijocas

mimika disse...

Olá

desde que descobri este blog tenho acompanhado todos os posts. Visito-o desde a altura em que os posts começavam assim: 40 semanas, 40 semanas e um dia, 40 semanas e dois dias, 40 semanas e três dias, 40 semanas e cinco dias...depois não mais consegui descolar, porque o curioso é que começamos mesmo a ficar preocupados com as pessoas que não conhecemos e sentia necessidade de vir para saber se estava tudo bem. Mas, felizmente, depois dos doze dias de internamneto/sofrimento tudo acabou bem.

Agora é a amamentação que causa angústia...eu entendo, apesar de ainda não ter passado por isso, porque para a minha irmã essa foi mesmo a parte mais difícil, mas por outros motivos. Na minha modesta opinião de leiga na matéria, se o pediatra disse para dar mais tempo, acho que a opção que fizeste foi acertada. Entretanto vêem se, de facto, ele aumenta ou não o peso.

Espero, sinceramente, que tudo corra bem e que essa angústia desapareça para poderes estar mais tranquila.

Bj

Ana e Luísa

Jogos disse...

Tenta relaxar, de facto a amamentação deve ser muito dificil, por isso é que muitas mães desistem.. mas não desesperes , dá tempo ao tempo e vais ver que o Pedro começa a engordar.

mãe disse...

Dá maminha, dá... olha não vou dizer-te que não é bem mais fácil dar biberon, mas os bébés amamentados às vezes aumentam menos de peso, mas só durante algum tempo... depois é só crescerem. Se ele aguentar pelo menos duas horas entre cada uma das mamadas é porque provavelmente está a comer o suficiente. Claro que com biberon se calhar aguentava mais tempo, mas... segue o teu instinto, que ele também é bom conselheiro.

Sofia Guerra Carvalho disse...

Querida, acredita: não há leites fracos nem maus.
Agora pode ser preciso estimular a produção que pode estar ainda a precisar de aumentar. Já sabes o que fazer: oferece maminha sempre, mas sempre que o Pedro pedir ou chorar, bebe muitos líquidos (eu bebi chá de funcho, há quem diga que funciona) e tenta descansar e não stressar!
Muita força! Se precisares de mais ajuda diz! Sabes que já passei pelo mesmo...

um grande beijinho

Sofia e Gonçalo

Sónia e MI disse...

O que sempre me disseram é que não existem leites melhores que outros, o que pode haver é maior ou menor produção do mesmo. Se o teu menino não engordar o suficiente o médico saberá dar-lhe um suplemento, mas por favor, não te sintas mal por isso.

Uma das coisas mais importantes assim que um bébé nasce é a estimulação do sentido de mamar, se com ele isso não aconteceu pelos motivos que já descreveste, é evidente que a abituação e aprendizagem vão ser mais dificeis e lentos, como em crianças prematuras.
Tem calma, não te enerves nem stresses pq a produção de leite pode parar com todo esse nervoso.

Se ele chorar dá-lhe maminha.
O que me ensinaram, foi que se deve dar mama livremente , sempre que o bébé pedir. Verifica se ele tem o mamilo + aurela completamente na boca e não apenas o biquinho , deixa que seja ele a procurar a mama e não a mama a ir ao encontro dele... enfim... deves saber tudo isto e mto mais.

Quanto às pérolas que te possam dizer, tenta não "ouvir" , existem ditos antigos que nos deitam por terra , e neste momento precisas é de apoio e mimo.

beijinhos.

Patrícia disse...

Acho excelente em insistires na amamentação do Pedro e não teres desistido ... isso é extremamente importante. Quanto ao aumento de peso, penso que o pediatra tem razão em querer dar tempo ao tempo; estão a passar, certamente, por um período de adaptação. Vais ver que as coisas vão melhorar.
Jocas

Pipoquita disse...

Também me disseram que não existe leite materno bom ou mau, o leite materno será sempre melhor do que o artificial, mesmo sendo em menor quantidade.
Portanto, nada de stress´s!
E as pessoas à tua volta às vezes só prejudicam, é favor fazer orelhas moucas!!!

Beijinhos e não desistas de dar maminha, estás a ter a atitude certa! Força!

Bala disse...

As avós têm sempre a impressão de que os netos têm fome.... Pergunto-me se também eram assim quando nós nascemos!
Sempre que eles choram, é porque têm fome! (Isto na cabeça das avós, claro!)
Na verdade, se ele não aguenta mais de uma 1h30/2h desde que começa a mamar até à refeição seguinte, então é porque o teu leite pode não chegar, caso contrário, não tens que te preocupar.

Não desistas de lhe dar peito, e mesmo que tenhas de começar a dar suplemento, mantém o peito, porque o bem que lhe estás a fazer é mais importante que tudo o resto!

Bjs e força!!!

Bala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.