22 março, 2007

O Pedro está a crescer.

Pois assim é. Aqueles soninhos, pelos quais o meu filho é conhecido, parece que estão a acabar, pelo menos durante o dia. Felizmente as noites continuam sossegadas. Mas de dia a coisa mudou completamente desde há uns dias para cá. De manhã a hora de acordar varia entre as 8 e as 10 horas da manhã. Depois come e dorme cerca de 40 minutos, uma hora. De tarde é mais ou menos a mesma coisa. Entre as mamadas não dorme mais de uma hora. Logo, passa muito mais tempo acordado e grita que quer a minha atenção, mas grita mesmo. E se não apareço passado uns minutos, vou dar com ele a chorar em plenos pulmões e a escorrer lágrimas dos olhinhos. Quando chego ao pé dele lá se acalma e depois quer conversa. Palra, palra que nunca mais se cala, mas quer que eu esteja a olhar para ele e a conversar também, que se não volta a chorar. O que quer isto dizer? Primeiro, que o meu filho está, aos dois meses e picos, a transformar-se numa criatura social. Segundo, que o meu tempo "livre" (aquele que eu aproveitava para tratar da casa e de mim) está declaradamente a chegar ao fim. O bom disto? O olhar fascinante do meu filho, o brilho nos olhos dele e o sorriso lindo quando "fala" comigo. O mau??? É que a conversa não é propriamente muito desafiante do ponto de vista intelectual (mas do ponto de vista criativo é do melhor LOL). No entanto, não troco esta conversa por nenhuma outra. Para mim pode não ser um grande desafio (e se calhar até é), mas para ele é tudo e por isso para mim também. Li algures que as pessoas que são pais, são mais inteligentes do que os outros, porque os filhos ajudam a manter o cérebo vivo. Se as noites mal dormidas não matarem os neurónios todos (LOL) teremos por certo uns cérebros bem exercitados, porque estes pirralhos não o deixam descansar.

10 comentários:

Ana Luísa disse...

Ah pois é. Prepara-te! Eles estão acordados e querem atenção o dia todo...
Pelos vistos, o Pedro está agora a descobrir as maravilhas de estar acordado. Dormir.. Para quê se há tanta coisa nova para descobrir, he!he!
Beijinhos e boas conversas ;)

Lisa_pt disse...

Olha eu sinto o mesmo com o Gil, ainda há pouco estava na formação e tive de o deitar a olhar para mim e ir dandop-lhe atenção, senão desatava aos gritos ou a chorar... tb sinto q ele quer é conversa e o teu Pedro que tem mais ou menos o mesmo tempo q o Gil, deseja as mesmas coisas...

Estão a transformar-se em "animais sociais" e pior q isso, estão a monopolizar toda a atenção que nós pais damos! E fazem-no na prefeição, pq nós adoramos e eles aproveitam-se disso! ;)

Beijokas gds

Bala disse...

Olé!!!

Está cheia de sorte. O Tomate às 3 semanas já fazia soninhos muito curtos durante o dia!
Mas são fases, e eles estão sempre a mudar.

Já experimentaste levá-lo para ao pé de ti em quanto fazes a vida de casa? Normalmente eles sossegam. Ou então podes sempre pôr-lhe um rádio por perto, com música calma. Há crianças que ficam satisfeitas com este tipo de companhia! (O Tomate mandava-me à fava!!!)

Conversa muito com ele, que lhe faz muito bem!
Sabes o que eu fazia, quando já não tinha mais assunto. Sentava-o ao meu colo e lia-lhe revistas!
Ainda hoje ele vibra com revistas. :o)

Bjs e bom fim de semana

teresa disse...

O Pedro está a crescer e cada vez mais vai dormir menos. É bom sinal, ele está a desenvolver-se.É sinal que começam a ser sociáveis. A Matilde também é assim se chora e eu não apareço logo fica em lágrimas e os sonos que nunca foram grandes são cada vez mais pequenos.
Bjs.
Teresa e Matilde

Sofia Guerra Carvalho disse...

Pois é, o "come e dorme" está a acabar. Mas mesmo assim o do Pedro durou bastante mais q o do Gonçalo.
Agora é assim, muita paciencia, sempre a conversar, tornamo-nos escravas deles! Mas somos recompensadas com sorrisos e gargalhadas maravilhosos...!

bjs

)0( disse...

A Tati também já está assim :)
Se eu me afasto dela nem que seja para ir à casa de banho fica logo a choramingar. Mais do que bonecada, o que ela gosta mesmo é de "conversar". Mesmo assim, ainda faz uns bons soninhos durante o dia. Não duram muito tempo mas são o suficiente para eu tratar de mim e da casa (muito rapidamente).

Bjos

Patrícia disse...

Estou desejosa que o Rodrigo inicie essas conversas ... mas duvido que os meus neurónios resistam a tantas noites em branco! lol
Jocas

Anónimo disse...

Deve ser uma fase muito gira, vê-los a interagir tanto e querer tanta atenção! Um sling não resolverá o problema? http://www.aervilhacorderosa.com/
Bom fim de semana.

SCAS disse...

Eu sempre ouvi e sempre disse que «quem muito dorme pouco aprende», por isso vivam as horas sem sono!! :-)

Sónia e MI disse...

:)))
eles mudam tantoooo e tão rápido :P
eu tb já estou a pedichar por tempo livre :d