13 maio, 2007

Dermatologia

Ontem fomos à dermatologia e tenho de reconhecer que não gostei. Aquilo que senti que o pediatra andava a evitar, que era um tratamento mais agressivo, esta senhora não evitou em nada e pareceu-me que receitou tudo quando se lembrou. Assim, segundo ela, o Pedro tem um eczema atópico. Eu já conhecia bem este problema, porque tenhas amigas cujos filhos têm, e honestamente custa-me muito a acreditar que seja isso que o Pedro tenha. Ela própria disse que é normal o eczema surgir sobretudo no pescoço, e, no pescoço, o Pedro não tem nada. Mais ainda porque o pediatra disse que era cedo demais para detectar um problema dessa natureza. Assim para o "eczema atópico" do Pedro a dermatologista receitou hidrocortisona para se colocar nas lesões do corpo (?????? O Pedro não tem lesões no corpo). Receitou um anti-histamínico para reduzir a comichão (eu, que estou com ele todos os dias acho que ele não tem comichão e disse-lhe) e um monte de hidratantes da Lutsine, Uriage e La Roche-Posay. Assim, acho que não vou usar a hidrocortisona que me parece demasiado agressiva para uma criança de 4 meses e que não apresenta sinais de problemas (lesões???) no corpo, e o anti-histamínico também me parece exagerado. De resto, vou usar os hidratantes todos e ver se a coisa melhora. Caso contrário volto ao pediatra que me pareceu bem mais razoável, apesar de não ser a área de especialidade dele.

11 comentários:

Mia disse...

É sempre bom ouvir a opinião do pediatra, ele conhece o Pedro desde o nascimento.
Quanto à hidrocortisona, conheci bebés mais pequenos em que foi necessária a sua administração. Mas também, segundo descreves, não se compara ao problema do teu Pedro (eram muito extensas as "lesões")..por isso relax!
As melhoras do Pedro e vais ver que tudo se resolve :)

beijocas grandes

Mia disse...

Nada disso, não incomodas mesmo nada!O que poso falar é da minha experiência em berçário.
As que chamo "lesões" é quando a pele se apresenta escamosa e com aspecto amarelado, o bebé tem comichão e coça o que provoca feridas (é aflitivo).
Conheci bebé (estava na sala de berçário)com três meses que tinha os pés, mãos, pescoço, orelhas, cara.. com muitas "lesões" destas.
Este caso também foi ao dermatologista e o tratamento foi demorado. Entre óleo de amêndoas doces e cremes gordos entrou também a hidrocortisona. Esta era combinada com outros cremes para proporcionar "descanso" à pele.. enfim muitos cuidados com a pele desse bebé. Não é grave, mas acredito que seja muito incómodo para a criança.
Espero ter elucidado alguma coisa!
Pelo que descreves não me parece que seja caso do Pedro. Mas se for, descontração e muita paciência.. são coisas (não graves) que levam o seu tempo a desaparecer!

beijocas grandes
Qualquer coisa.. estou lá :)

Graça Garcia disse...

Não te posso ajudar, não percebo nada disso, como sabes o meu agora tb anda com umas pintas esquisitas mas não sei o que é. De qq forma, acho q fazes mto bem em ser prudente. Fala com o pediatra novamente e expõe as tuas dúvidas...logo ves se ele acha que deves seguir as recomendações da medica ou não.
As melhoras rapidas do teu menino.
Beijokas grandes

Lisa_pt disse...

Olha tb ñ sei o q te dizer...
Um dia destes vi no fórum P&B a falarem de um creme à base de cortisona, q ao q parece faz milagres em assaduras de baba no pescoço, sei q o nome era Quadri qq coisa, se achas q é exagerado ñ uses por enqt, usa os hidratantes e se ñ melhor recorre então a esse. Qt ao anti-histamínico tb me parece exagerado, afinal essa dermatite ñ parece surgir de uma alergia, pois não?

Mas pelo teu post, sabes o que me pareceu? Q essa senhora tem uma percentagem alta nas vendas desses produtos! :s


Joquinhas e as melhoras dele

Anónimo disse...

Também achei as indicações dela um bocado exageradas e ainda por cima era a 1ª vez que o estava a ver...
Acho que fazes bem em ser cautelosa.

Cortisona e anti-histamínicos dá-se em caso comprovado de alergias, mas para isso são necessários exames e testes.

Eu por acaso sou alérgica ao pó e em criança tinha umas borbulhas pequenas nos braços que apareciam quando estava calor e só em adolescente é que me foi detectado a alergia ao pó e me receitaram esse género de medicação.

Mas na pele nunca mais tive nada, basta para isso ter o cuidado de a
hidratar muito bem e de usar um gel de banho com hidratante.

No teu caso também não ía a correr fazer o que ela recomendou, até porque esse tipo de borbulhas são bastante comuns nos bebés e na maior parte das vezes passam por si só.

Soube de alguns casos de bebés que tinham também esse tipo de borbulhas e que passou com o cold cream da Mustela, mas cada criança é um caso...

As melhoras dele e beijinhos

BabyJust disse...

Nao te posso ajudar, mas acho que fazes bem em falar com o pediatra sobre o que deves ou nao dar ao Pedro! Um beijinho muito grande e as melhoras
Patrícia

Catarina disse...

Com a experiência que tive com a Madalena e o Diogo. O Pandermil (hidrocortisona) foi eficiente, mas eles tinham realmente lesões aflitivas (que passaram com ao fim dos 4/5 dias com este medicamento), em relação ao Pedro, se calhar, só com os cremes para o corpo e um gel de banho hidratante é capaz de passar. A Madalena têm melhorado bastante com a idade, e com ela descobri que haviam certas roupas que lhe causavam reacção da pele /polar, por exemplo...ou camisolas mais coloridas...). Sei que não sou médica, é apenas um testemunho...eheheh beijinho!

Bala disse...

De facto, a dermatologista não esteve para meias medidas.
Concordo contigo, parece-me um bocado exagerado (embora não perceba do assunto!)o tratamento, principalmente, porque tu fizeste questão de eliminar algum dos factores que ela usou para justificar o uso de tais produtos.

Há uns cremes para peles atópicas. Já experimentaste usar?

Bjinhos grandes, e as melhoras do Pedrito

mimika disse...

Pois...nem sei o que te dizer. É assim, à partida devíamos confiar nos especialistas nos assuntos, mas sabemos tão bem que eles nem sempre têm razão. O que o teu coração manda é por enquanto aplicar apenas os hidratantes e ver se ele melhora, então faz isso e se não melhorar volta a falar com o Pediatra e diz-lhe o que lhe receitou o dermatologista...parece-me prudente.

Beijinhos e espero que essa dermatite passe depressa!

Martinha disse...

Não estou dentro do assunto mas acho que o instinto de mãe é sempre bom. Se achas um exagero vai com calma.
Beijocas.

)0( disse...

Não será melhor pedir uma segunda opinião? Não me parece bem estar a aplicar coisas tão fortes quando não se tem a certeza.
Um beijinho e as melhoras do Pedrito.

Também já comecei a trabalhar :/