19 fevereiro, 2008

Da varicela

Passámos um fim de semana muito aborrecido. Não pelo fim de semana em si, mas porque o Pedro esteve muito incomodado. A erupções da varicela rebentaram em força: pernas, braços, costas, barriga e peito, cabeça, mas sobretudo cara e pescoço. Se o Pedro fosse um mapa estava cheio de bandeirolas vermelhas. Duas erupções muito chatas uma num olho (a primeira a aparecer) e outra na testa. A do olho, deixou-lhe mesmo a pálpebra negra, e só espero que a marca acabe por ficar debaixo da sobrancelha, porque como disse a Rute nos comentários a primeira a aparecer é a última a desaparecer, e deixa marca.

Obrigada May e Bala, pela sugestão das luvas , mas ele até roçava a carita nos lençois para se aliviar, e por isso acabámos a dar-lhe o anti-histamínico (Neostil) para a comichão. Continuamos a dar-lho porque, agora que as erupções estão a secar, dá ideia que ainda tem mais comichão.

Também lhe demos banho com farinha Maizena, mas parece que foi mais o interesse dele em beber a água do banho, do que o alívio que lhe deu. Mas isso eu não sou capaz de medir, porque ele não disse nada. Estivemos a usar Betadine aplicado com um cotonete directamente nas erupções mais inflamadas, porque ajuda a secar e desinfecta. Ele tinha uma ao lado da boca, e aquilo reagiu com a pápa e ficou todo preto parecia que se tinha pintado com carvão. Apanhei um susto, mas passou depressa que aquilo sai bem com água.

Assim no Sábado ainda fomos com ele até ao pé da praia, porque me disseram que o ar da praia ajuda a secar as bolhas, e ele divertiu-se imenso. Levámos o triciclo que lhe demos nos anos e o pai lá se fartou de o empurrar, que ele ainda não chega com os pés aos pedais. Agora as noites foram complicadas: acordava de hora a hora e chorar e não sossegava de maneira nenhuma.

Agora está bem melhor. As bolhas já todas fizeram ferida e por isso já não faz tanta impressão, porque ele tinha o corpo cheio de altos. Agora sente-se as feridas, mas parece que é mais fácil porque já não tenho o medo de as rebentar. As mais pequenas hoje já cairam com o banho.

E enfim, já estamos a caminho de nos livrarmos desta. Agora o único problema é que da varicela que conheço os sintomas e conhecia o tipo de borbulhas, agora alguém me sabe dizer como se reconhe o sarampo e a papeira? É que acho que não tive nenhum dos dois, nem conheço quem tenha tido, e não sei reconhecer os sinais.

Obrigada pelas vossas mensagens de melhoras para o rapaz. Deu um bocadinho de trabalho, mas está já a passar. Eu é que não ando na melhor das formas, mas isso fica para outro post.

19 comentários:

rita disse...

Pelo menos já está a passar. Tadinho, imagino a aflição da comichão.
Quanto ao q perguntas, não faço ideia, mas vou ficar atenta às respostas.
Bjs e continuação das melhoras

1gota disse...

Ainda bem que começa a passar. Para ele não deve estar a ser nada fácil.
Beijinhos e que continue a desaparecer rápido, rápido.

sandra.am.silva disse...

Olá Carlinha!
Ainda bem que isso já está a passar!
Mas coitado do Pedro! A vossa aflição também deve ter sido muita!
Mas já está a passar!
Eu acho que não vão ficar marcas! Ele é ainda muito pequenino!
O filho de uma colega de trabalho até na lingua teve borbulhas. Já viste que coisa chata?
Não sei quais são os sintomas do sarampo e da papeira, vou estar atenta ao que te vão dizendo, mas é aos 15 meses que se faz a vacinação contra essas coisas, não é?
Espero que as melhoras continuem!
E as tuas também!
Beijo, beijo, beijo

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

BabyJust disse...

Ainda bem que já está a passar.... deve ser complicado mesmo eles nao se poderem cocar e deve custar a eles também bastante....
Mas já quase que passou
Beijokas enormes
Patrícia

Rj disse...

Eu nunca tive papeira ( tá mal que é aquela doença em que temos de comer gelados) de resto tive tudo. Sarampo tive quando tinha 4 ou 5 anos. Lembro-me que era uma chatice porque vomitava imenso, andava cheia de manchas e no quato as luzes eram tapadas com um pano vermelho porque acho que faz mal apanhar luz forte. Penso que a diferença está no tipo de borbulhas. A varicela ( pelo menos comigo)depois das borbulhas ficavam bolhas e depois de rebentarem é que davam crosta. O sarampo eram só borbulhas e não me lembro se tb dava comichão.
Além disso o pediatra da Carolina disse que o sarampo está praticamente erradicado, que já não se vê como antes e que os casos que aparecem podem ser até mais chatos de curar.

cristina disse...

Ainda bem que já passou, doi-me o coração de pensar que posso vir a passar pelo mesmo.

O sarampo, não sei mas sempre tive a ideia que era mais ou menos o mesmo que a varicela.

a papeira lembro-me prefeitamente, tivr de passar vários dias sem sair de casa, sempre ao quentinho e o pescoço inchava " buéééé" nem dava para mexer a cabeça, mas não me lembro de outros sintomas.

Ps: Nestas alturas devemos pensar sempre no que nos faz sorrir ( pelo menos é o que faço) aparece sempre que quizeres
beijinhos

Bala disse...

Ainda bem que a varicela já se está a ir embora.
Esqueci-me de te dizer, mas há pediatras que receitam o "Zovyrax" para a varicela, reduz (em grande escala) os efeitos da varicela e o período de manifestação da doença.

A papeira dá uns altos no pescoço, na zona das orelhas (acho que é por trás das orelhas) e o sarampo faz umas borbulhinhas,mas não faz bolha!

Bjinhos

Abraçar disse...

Ainda bem que já está a passar! Eu já tive essas doenças doenças, e os sintomas que te descreveram estão correctos.

As melhoras do Pedro,

Beijnhos

Nany disse...

Ainda bem que já está a passar, pela descriçaõ foi mesmo uma enorme trabalhaeira.
Bjks e as melhoras rapidinhas

Sofia disse...

Ainda bem que está a melhorar!
Não te posso ajudar quanto ao Sarampo e à papeira, também não tive...
As melhoras para o Pedro e as melhoras para ti também!

beijinhos

mamã do bébinho

mãe disse...

Bem, papeira dá um grande incchaço nos lados do pescoço que doem e parece que a cara vai rebentar (eu tive, já adulta com a filha nº 2) mas em principio aos 15 meses ele é vacinado e escapa-se. Do sarampo a mesma coisa, é vacinado... o sarampo é mais manchas vermelhas, não chega a fazer bolhas, e dá mais febre...
um beijo para o Pedro e outro para ti...

joana disse...

Eu tive essas doenças todas em criança. Com o sarampo o corpo fica cheio de pintas vermelhas e com a papeira fica-se com os lados do pescoço muito inchados.

Continuação das melhoras do Pedro!

Beijinhos

Mia disse...

As melhoras do Pedro, não deve ser fácil.. ainda bem que já está passar.
Força mamã ;)

beijocas grandes

Terra Mãe disse...

Foi uma dose das grandes! As melhoras. Quanto ao sarampo e á papeira, encontrei 3 links razoáveis que estão na terradosliliputianos na coluna lateral - Saúde. Talvez te ilucidam.

sandra.am.silva disse...

Olá Linda!
Passei para saber do Pedro e para ver se já estavas melhor!
Espero que sim!
Bom fim de semana para voces!
Beijo, beijo, beijo

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Rita Correia ilustradora disse...

Opá tadito do Pedrocas. Inda bem que já está a ir embora a varicela. Do sarampo não me lembro, mas da papeira nem me fales porque a tive já em adulta aos 20 e poucos anos!! O pescoço começou a inchar-me por trás das orelhas e era uma dor horrível e não me conseguia mexer naquela zona. PArecia que minha cabeça pesava uma tonelada. Nem me quero lembrar. Diz que ter em adulto é bem pior e mais perigoso que em criança! Felismente passado uma semana passou.
Os meus colegas de trabalho é que não se quiseram aproximar de mim durante uns tempos, pois parece que a papeira nos homens pode causar-lhes infertilidade... mas não tenho a certeza disto. Foi só o que me disseram a mim na altura.
Beijo Grande

Catia, a mãe do Puts... disse...

Bem que chatice isto do Pedrocas..
Espero que ele melhore rapidamente..
Beijinhos

Mia disse...

Passei só para enviar miminhos.

beijocas grandes

Ana Teixeira disse...

Oi.Não sei se já encontraste o livro dos legumes.Eu sou do Porto e vi numa livraria no arrábida shopping,acho que se chama "Almedina"Já foi á mais de uma semana mas não tive tempo para vir aqui.beijos
Ana e kiko