29 dezembro, 2008

A prenda de anos

Saimos após o almoço com a minha família. Há já muitos anos que almoço sempre em família, por vezes com alguns amigos, um grande perú, dir-se-ia de Natal, mas neste caso é mesmo dos anos da Carla. Deviam ser umas três horas quando saímos. O Pedro ao fim de 45 minutos dormia. Fizemos a A1 até Torres Novas e depois virámos para a A23. De notar que a maior parte do caminho eu não fazia a mais pequena ideia para onde ia. O rapaz mais velho tinha-me dado assim umas pistas, que não valia a pena, porque eu estava à nora. Tinha comigo uma carta que dizia todo o itinerário, mas só após Castelo Branco é que decidi abri-la. E fiquei a saber que o nosso destino era Trancoso e o Hotel de Turismo de Trancoso. Honestamente tive de ver no mapa onde esta fantástica cidade fica, porque não fazia ideia, mas é de facto um local lindo, e frio como tudo. Apanhámos temperaturas de 1,5º negativos. Mesmo muito frio. Nessa noite chegámos tarde, demos uma volta na cidade, jantámos e cama.
Trancoso

No dia seguinte nova voltinha na cidade e depois partimos na direcção de Torre de Moncorvo. Almoçámos n'O Lagar e que grande pratada. O Pedro foi tratado que nem um senhor e até teve direito a prendas: um Pai Natal e uma bola de chocolate (que estão guardados até altura mais propícia à iniciação ao chocolate), lápis para pintar e todas as atenções.
Torre de Moncorvo

Daqui seguimos para Freixo de Espada à Cinta. Dado o frio que fazia e o facto do Pedro estar a dormir no carro, não deu para grande passeio, mas fiquei a conhecer mais um local que me pareceu muito bonito deste nosso país.

Freixo de Espada à Cinta

Para quem não sabe, tenho assim como que uma tara pelas Áreas Protegidas, e tenho pena de serem tão poucas e tão pequenas, mas para a nossa dimensão se calhar temos as que conseguimos. Assim as respeitassem. Por isso a ideia de Freixo de Espada à Cinta foi de ir conhecer o Douro Internacional. Assim, ficasse a conhecer um bocadinho que abre o apetite para muito mais. Depois descemos por Barca d'Alva (um nome lindo, uma terra linda).

Barca d'Alva

Regressámos a Trancoso por Figueira de Castelo Rodrigo, mas já era quase noite e por isso mal deu para ver o que quer que seja. No Domingo, descemos em direcção a Celorico da Beira, e depois em direcção a Gouveia, para eu regressar, passados mais de 36 anos, à Serra da Estrela. Mais um Parque Natural... Fiquei a saber pelo telefone que tinha caída um enorme nevão nessa noite e foi oiro sobre azul... ou melhor, branco sobre verde. Estava linda, linda... Para quem nunca tinha visto mais que eu punhado de neve, foi uma fantástica prenda de anos.

A estrada até Manteigas fez-se devagarinho, e lentamente, mas a paisagem estava linda. Parámos umas quantas vezes, mas o Pedro que ia doido com a neve não gostou nada que ela fosse tão fria e preferia brincar na terra. O que ele gostou mesmo foi ver o pai atirar montes de neve à mãe (je, moi...) e ao carro. Chegámos a Manteigas já fora de horas para almoçar, com o Pedro rabujento e cheio de fome e sono, e lá conseguimos almoçar num restaurante fantástico, o Bom Pastor, junto a uma cascata num sítio lindíssimo.

Pena a confusão que lá ia, mas estava meio mundo na Serra para ver a neve. Depois de almoço descemos a Serra em direcção a Belmonte onde apanhámos a A23 em direcção a Castelo Branco. Ai fomos dormir ao Hotel Colina do Castelo. Aí só tivemos tempo de ir com o Pedro à piscina, e finalmente vi o meu filho sem medo e a divertir-se imenso dentro de água, ora ao colo do pai, ora ao colo da mãe. Ele só queria sentar-se na beira da piscina e saltar lá para dentro e a risada era tanta que será provavelmente o que mais ficará na minha memória da prenda mais bonita que recebi até hoje. Obrigada rapazes, espero que em breve possamos repetir.

10 comentários:

SCAS disse...

tenho 3 coisas a dizer-te:
- Parabéns
- Belo passeio!! Estiveste na minha terra-berço, onde ainda vivem os meus pais
- Feliz entrada em 2009 (são quase anos do Pedrinho, mas não dou parabéns ainda!)
Beijinhos

teresa disse...

Parabéns por mais um aniversário.
Imagino o passeio deve ter sido lindo, gosto muito dessa zona.
Boas entradas e um bom ano de 2009 Os Parabéns para o Pedro só no próximo ano.
Um beijo especial.

Lisa_pt disse...

É engraçado mas eu tinha a ideia que fazias anos no dia do Gil... afinal é um dia antes!
De qq forma parabéns atrasados! ;)
Recebeste uma prenda fantástica! Há já algum tempo q ando a pensar em ir para esses lados, mas não se tem proporcionado...

Gostei imenso do percurso que fizeste e das fotos!

Beijokas gds

Isabel disse...

Foi uma prenda fantástica! Adorei a tua descrição!

Um enorme beijinho!

Gaivota disse...

Foi uma prenda fabulosa, o Miguel também está de parabéns!

Nany disse...

Parabéns atrasados mas cheios de votos de felicidades.
A viagem parece ter sido linda, adori as fotos, especialmente a última.
bjs

Unknown disse...

Parabéns atrasados mas bem intencionados :))
Espero k tenhas tido um óptimo Natal e desejo-vos um Feliz Ano Novo!!!

jokitas

Anónimo disse...

Mas que belo passeio, adorei as imagens, até eu fiquei com vontade de lá ir!
Mil beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

Olá :)
O Blogue dos Manteigas de visita a este espaço :)
Feliz Ano Novo
Um GRANDE SORRISO :)
http://bloteigas.blogspot.com/

Bala disse...

Fazes mesmo anos a 29?
O passeio deve ter sido fantástico, a avaliar pelas fotos!

Um beijinho grande, atrasado!