30 novembro, 2009

Da saúde do André

Como disse no post anterior, a preocupação com a saúde do André foi uma constante nesta gravidez:
Começou comigo a dar entrada no Amadora-Sintra com uma reacção alérgica, em que mais parecia um bicho de tão inchada que estava, grávida de 7 semanas. Levei uma injecção de hidrocortisona para ver se me punha na linha, e fiquei o resto da gravidez em pânico, porque a cortisona está desaconselhada nas primeiras 16 semanas (acho eu) porque pode dar em fenda no palato no bebé. Tentámos avaliar essa situação ecograficamente, e parecia tudo bem, mas isto com a saúde dos nossos filhos, só vendo.
Depois, foi a amniocentese, à qual se seguiu o famoso parvovírus... Este vocês conhecem bem a história, e quem não sabe basta ler os posts entre Junho e Setembro, e fica com a noção clara do terror que se foi vivendo aqui por casa. E mesmo depois deste aparentemente resolvido, é como vos digo, com a saúde dos nossos filhos, só vendo. Por isso no momento em que olhei para ele, só tentava ver se o maldito vírus teria deixado alguma marca, algum sinal... E efectivamente eu não conseguia ver nada. A fenda do palato foi avaliada logo ali na sala de partos, e estava tudo bem.
Ainda na Clínica, fizemos o rastreio auditivo, e com 3 dias de vida, o André passou.
Chegados a casa, no dia 12 de Novembro, somos presenteados com uma fralda com sangue nas fezes. Pânico... Telefonema para o pediatra, que ainda nem o conhecia, se a situação se repetir terá de ser internado... Pânico, Pânico... Retirar JÁ todo e qualquer suplemento, é só mama da mãe, pode ser pouca, mas é melhor que reacção alérgica. E parou. Segundo parece, temos outro bebé com alergia à Proteína do Leite de Vaca.
Na primeira consulta de pediatria, dia 16, temos um garoto com 3 kg, cheio de energia. A pediatra considera melhor fazer uma ecografia transfontanelar para avaliar de algum dano neurológico provocado pelo parvovirus. Fizemos a dita ecografia na neonatologia do Amadora-Sintra, no local onde o Pedro esteve internado quando nasceu. Estar novamente naquela sala trouxe-me à memória situações que pensei que tinha esquecido. Ecografia realizada, André com as estruturas cerebrais normais. Mais algum alívio que se respira, até ao próximo susto.
Neste momento, tentamos ultrapassar uma inflamação nos olhitos... E agora vou ali ver se o resultado do teste do pézinho dele já saiu.

P.S. Ainda não.

9 comentários:

Mariah disse...

A veradade é que ele se está a revelar saudável. Eu acho que a preocupação com a saúde dos filhos não acaba nunca, nem quando eles crescem e se tornam adultos. Beijos grandes

Isabel disse...

Ao que parece o André está a superar todas as provas! Que bom! Mas acredito que a vossa preocupação nestes primeiros meses de vida seja uma constante!
Um enorme beijinho!

Isabel disse...

Nós mães andamos sempre preocupadas...são sustos atrás de sustos...mas ainda bem que são apenas sustos...esperemos que nunca passem para além disso...
Espero que continue tudo bem por esses lados...
Beijocas enormes para vocês
http://olha_por_mim.blogs.sapo.pt

Sofia Guerra Carvalho disse...

Que bom que todos os resultados têm sido tranquilizadores! Apesar dos sustos, que ninguém paga, claro! Mas, tal como as outras mamãs já disseram, filho que é filho tem que dar algumas dores de cabeça ;)

Quanto ao teste do pézinho quando há qualquer coisa eles contactam os pais com brevidade.

Beijinhos

joana disse...

Que alívio que deves sentir! esse teu menino é um guerreiro! Essa alergia é que não vem nada a calhar, mas olha, já sabes como lidar com ela...

bj

Nany disse...

A preocupação com a saúde deles não acaba nunca, mas é sempre assim, coração de mãe está sempre aflito.
Espero que esses sutos não se repitam.
Bjks grandes

sandra.am.silva disse...

Fogo... isto de facto!
Olha, mas o importante é que o André tem vencido etapa a etapa.
É como dizes minha querida, com a saúde dos nossos filhos, só mesmo vendo!
Beijo grande e tudo a correr bem!

Sandra

Bala disse...

Nem depois de nascido o André te dá algum sossego.
Felizmente tudo se tem resolvido da melhor forma, mas o stress que tem causado....só quem passa por elas!

Bjinhos grandes

Mia disse...

beijocas enormes...