28 maio, 2010

Sobre as rotinas

A Bala perguntou-me se eu tinha conseguido estabelecer rotinas cá em casa. Não sei se havia alguma rotina específica que estivesses a considerar, mas verdade seja dita que nunca foi de estabelecer um ritmo demasiado rígido na educação deles. Acho que quer um, quer outro se foram adaptando aos ritmos normais cá de casa.
As refeições: inicialmente comem quando manifestam fome. Com o Pedro foi mais complicado, porque ele nunca mostrava fome então eu tentava de 4 em 4 horas, menos há noite. Com o André é mais simples, porque ele grita que se mata para comer.
O banho: acho que é o aspecto em que eu sou mais rígida. Tomam banho todos os dias antes do jantar. O Pedro ainda se consegue livrar do banho diário uma vez por outra por causa da pele dele, sobretudo no Inverno. Assim o André às sete da tarde e o Pedro às sete e meia, estão os dois na barrela. Comem depois, sendo que o André come em 10 minutos e o Pedro chega a demorar hora e meia. Por isso o André pelas oito e meia está a dormir, e o Pedro continua a dar luta até perto das dez.
Rotina, verdadeira rotina, com o André só foi estabelecida quando voltei ao trabalho. Como trabalho perto de casa dos meus pais, onde eles estão durante o dia, vou sempre a casa à hora de almoço. Inicialmente ia dar de mamar, ou biberon, agora vou dar a sopa. Lancha pelas 4 horas e janta depois do banho. As manhãs é que são uma complicação, porque muitas vezes come pelas 5 da manhã (o normal, no entanto, é pelas 7) e chega a estar 8 horas sem mostrar fome...
Ah! Outra coisa curiosa é que dorme cerca de 3 horas de manhã, e depois de tarde não fecha o olho e só quer é brincadeira.
Não sei se era este tipo de informação que querias, mas pergunta sempre.

2 comentários:

Nany disse...

É uma rotina como qualquer outra. Depende deles, de nós e do tempo disponível ao final do dia.
bjs e bom fim-de-semana

Bala disse...

Sim Carla, era a esse tipo de rotinas que me referia.
Precisamente por se estar a aproximar o regresso ao trabalho, é que me pergunto se algum dia conseguirei que a miúda coma a horas decentes (para mim, claro!)de manhã.
Mas, também já consegui perceber que é uma coisa que se vai estabelecendo naturalmente. Estou mais descansada!

Obrigada, foi mesmo muito útil!
Bjinhos