04 março, 2011

Preocupações, doenças...

A saga do otorrino ainda não terminou. Cheira-me que vou andar a caminho desta especialidade mais uns tempos. Em entre Novembro, Dezembro e Janeiro acho que o Pedro teve umas três otites entre outras ites de natureza vária. Na sequência destas, o número de anhs? nas nossas conversas aumentou substancialmente. Marcámos nova consulta no otorrino (mudámos de médico) e lá rumámos a timpanogramas e audiometrias, para concluir que havia uma ligeira perda de audição, motivada por líquido no canal auditivo. Um mês de Zyrtec e Brufen, a ver o que dava, para acabar numa nova consulta hoje, que revelou uma ainda maior perda auditiva. Assim, de acordo com este médico temos candidato a cirurgia para colocar tubinhos e retirar adenoides. Esta mãe não está nada contente com o diagnóstico, mas quer o melhor para o seu cachopo e está aflita... O médico compreende e por isso diz que o melhor é esperar que passem os meses de praia e voltar a avaliar a situação. Se ele revelar mais perda auditiva entretanto acha melhor marcar cirurgia de urgência...

Se houver umas mães simpáticas que passem por aqui que já tenham passado por esta coisa dos tubinhos nos ouvidos dos filhos, ajudem aqui esta mãe aflita... Obrigada.

5 comentários:

Sofia Guerra Carvalho disse...

Olá Carla,
Nós andamos na mesma... do fim do último Verão até Janeiro o G. teve umas quantas otites... mais outras "ites" pelo meio também. Também andamos no otorrino, em tratamento este mês, vai fazer rx para a semana e audio e timpano só na próxima consulta (para ver se o tratamento entretanto teve algum efeito). A médica também já avisou que se continuar vamos ter que tomar medidas mais "drásticas"... a ver vamos, temos nova consulta dia 18... Por enquanto não vos posso ajudar também estou na expectativa...

Beijinhos e as melhoras

Nany disse...

Nós tivemos essa experiência e tirando o acordar da cirurgia que foi horrível pois eles estão desorientados com a anastesia, felizmente correu tudo bem.
Otites uma a duas por ano, principalmente porque mesmo não querendo por vezes entra água do banho nos ouvidos.
Um dos tubos saiu por ele e na consulta foi só retirá-lo, o outro demorou mais mas também foi fácil sem dores.
A audição melhorou consideravelmente, mesmo com ites (sinusites/rinites), constipações e alergias, nariz entupido não notei nada como anteriormente.
Ainda ficou com um buraquinho no ouvido que teima em não fechar mas que não afecta a audição e se não fechar por ele coloca-se uma pelicula.
A operação foi bem rápida, ficámos mais tempo à espera do médico.
Se quiseres uma outra opinião, dou-te o contacto do médico. As consulta são na Clínica de St António na Reboleira e sei que também trabalha no british Hospital (não sei se te fica longe). Chega sempre atrasado mas é bom profissional.
Bjks

Bala disse...

POr aqui também já passámos por umas quantas ites, e no início deste ano tivemos o mesmo problema com os "ahn?!'s" dele.
Fomos lá de Zyrtec e Nasomet. Levou tempo (mais de 1 mês) mas a coisa resolveu-se.
Se quiseres um contacto, dou-te o do Dr. Marvão. Um médico bestial, que fazia a Estefânea (não sei se ainda faz) e que não se precipita na opção dos drenos.
Bjinhos!

Rita Correia ilustradora disse...

Já me vim aqui actualizar ao teu cantinho e imagino a tua aflição. Felizmente não tenho forma de te aconselhar neste campo.
Mas espero sinceramente que o teu gaiato melhore durante o tempinho quente.
Entretanto já me fartei de rir com as manhas dos posts em baixo :)
Beijo grande para vocês de nós por cá

Unknown disse...

Olá :)
Vim aqui parar pelo blog da Bala e o meu filho, agora com 4 anos e meio, fez 2 operações (a partir dos 2 anos tinha uma otite por m~ês, já andava "encharcado" em antibióticos)..
Na 1ª apenas pôs os tubinhos e enquanto lá permaneceram (saem sozinhos ao fim de algum tempo) nunca mais teve otites (o chato é que depois não se pode deixar entrar água; um filme!) mas assim que sairam pimba, outra otite e outra e outra...
Da 2º vez foi mais radical: volta a pôr tubinhos e tira adenóides.
Correu tudo bem (o meu também acordou meio desorientado da anestesia mas passou com colinho e ao fim de poucoi tempo já tinha que mandá-lo estar quieto lol), ao fim de pouco tempo depois de ter acordado saímos do hospital, reagiu muito bem.
Isto foi no ano passado. Os tubinhos já voltaram a sair (em dezembro já não estavam no sítio) e até hoje 0 otites.
Pelos vistos o que resultou no meu foi mesmo tirar os adenóides.
Perda de audição nunca teve, felizmente mas no caso do teu pode estar relacionado com a pressão dos adenóides ou a própria inflamação derivada das otites.
Espero ter ajudado :)
Se precisares de mais algum esclarecimento ou quiseres o contacto do excelente) médico dele para uma 2ª (ou 3ª) opinião, "apita" para o totinhas@gmail.com.
Beijocas e que corra tudo bem!