19 setembro, 2007

No seguimento do post anterior...

Depois de ter lido alguns dos comentários que me deixaram no post anterior, decidi vir acrescentar umas coisitas:

Atenção que eu não percebo nada disto, é só o que vou lendo pela net e o que tenho falado com a dermatologista.


O grande problema do uso de corticóides tópicos, nomeadamente na face, é que o seu uso prolongado e/ou mal aplicado deixa marcas, isto é, causa atrofia da pele. Daí a minha reserva desde sempre em utilizar estas coisas. Para quem queira ter uma ideia do que estou a falar, deêm uma vista de olhos a esta página (só as primeiras imagens, e não desçam mais que tem imagens bem feias de outros problemas de pele). Por outro lado, também percebi que muitos médicos receitam pomadas à base de cortisona sem explicar quais os problemas associados ao seu uso. Já depois de ter este problema com o Pedro descobri pomadas com cortisona em casa dos meus pais, que não faziam a mais pequena ideia do que tinham, porque não foram alertados para o caso. Claro que quem lhas receitou disse que só deviam ser usadas em determinados casos, e em que condições, mas a verdade é que não tinham consciência dos efeitos colaterais das pomadas.

Para as mães que nos visitam e que estão a usar as pomadas com corticóides: os médicos, aos nossos meninos, em geral, receitam corticóides de nova geração, que são os que apresentam o menor risco, e se quiserem ler este artigo médico sobre o assunto, podem ficar mais esclarecidas.

Isto é sobre os corticóides, dos quais o Pedro tem estado a usar o Advantam. Agora para não estar demasiado tempo a usar o Advantam na cara, considerada "uma zona nobre", vai começar a fazer os tais imuno-moduladores, ou imunossupressores: o Elidel. Se alguém pesquisar na net o que vai encontrar é que o Elidel foi retirado de alguns mercados, porque os estudos revelaram que pode provocar linfoma ou cancro da pele. A dermatologista do Pedro diz que isso não corresponde à realidade, mas, quem procura na net encontra montes de relações, sobre o assunto. O próprio Infarmed emitou em 2006 um alerta de segurança em que faz referência a esta questão. Enfim...

Bom, agora alguém que se ponha no meu lugar, por favor. Tenho um filho com um problema de pele que o faz ter comichão e arranhar-se de forma bastante feia, tenho usado os corticóides que se forem prolongados mais tempo o podem deixar com marcas permamentes na cara ("zona nobre"), ou então mudo para outro produto que pode, em casos raros, provocar linfoma e cancro?? Conseguiam tomar decisões? Eu decidi confiar na médica, que pago bem cara, porque ela é especialista, e vou usar o Elidel com muuuuuuita moderação, e ficar muito atenta à reacção do meu filho. Se estou assustada? Muito, mesmo muito.

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá Carlinha,
Bom, parece que andamos as duas na net...
É assim, eu confiaria na médica. É como dizes, ela é que é a especialista e concerteza já viu muitos casos destes. Esta é a minha opinião!

A cortisona que usamos nos nossos filhos é também chamada de camada fina, a mim disseram qual a quantidade a usar e disseram para usar só em cima das lesões. Disseram também para não usar perto dos olhos (linfomas). Acho também que só quem vê e vive com um problema destes é que tem mesmo noção sobre esta doença. É horrivel ver bebés tão pequeninos a coçarem-se da meneira como se coçam ou então a chorar porque os cremesinhos ardem. Acompanhei muitas vezes o meu Afonso no choro dele, cada vez que eu lhe tentava espalhar creme. E ele, coitadinho, quietinho, só a chorar, tantas lágrimas. Choramos juntos muitas vezes...
Usamos o Hedione, o Advantam e o Citovate. No hospital chegaram a receitar o Rosilan (o meu receio era mais com este) e o Neostil faz parte dos medicamentos que estão sempre à mão porque é o unico que funciona quando as comichões nos decidem visitar.
Aconselharam-me o uso do shampoo d'aveia por causa das comichões na cabecinha e compressas mornas sobre as lesões pois ajuda a acalmar. E resulta! Se não quiseres experimentar o shampoo, pois usas o gel da Aderma, experimenta as compressas.
Também encontrei uma médica que me disse que isto não é grave e disse-me que só tinhamos que olhar para o nosso filho com outros olhos. Disse que ele só não era tão bonito como as outras crianças (sabes, e disse isto porque não se trata do filho dela, porque se fosse andaria aflita como nós andamos). Mas como diz a minha Avó Micas: "para palavras loucas, orelhas moucas".
Carlinha, isto um dia passa de vez, vais ver! E isso que vais usar vai resultar! Se precisares de alguma coisa, diz, tá?
Beijinhos Grandes,

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

mimika disse...

Ai que dilema, não é facil lidar com uma situação destas...

Na minha humilde ignorância eu confiava na médica e usava o Elidel.

Como diz a Sandra que já passou por uma situação semelhante, isso um dia passa de vez! Espero que esse dia chegue rápido para ficares mais tranquila.

Beijinhos

)0( disse...

Espero que esse medicamento resulte. A médica saberá o que é melhor.
Mas não deve ser mesmo nada fácil lidar com uma situação dessas.
As melhoras do Pedro e beijinhos para vocês.

Catia, a mãe do Puts... disse...

Olá Carla,
Já tinah saudades de visitar o vosso cantinho.. Já li os ultimos post e já me actualizei..
Que pena o Pedrocas ainda não ter resolvido esse problema... :(
Acho que tens toda a razão em confiar na médica, pois é ela que acompanha o Pedro e sabe da situação específica do Pedro! Muitas das vezes os palpites, o que lemos, são situações distintas e por isso acho que deves confiar na médica....

Beijinhos e aquela força especial...

Bala disse...

Até agora a médica tem parecido bastante ponderada nas decisões que toma e, por muito que nos custe, às vezes temos de nos "pôr" nas mãos deles. Afinal, se não confiamos, porque lhes pomos a nossa saúde nas mãos?!?!

Compreendo perfeitamente a tua dúvida. E acho que fazes bem, em confiar na médica. Tal como disseste, é para isso que lhe pagas (e bem), não é verdade?!?!

Bjinhos grandes e Força!!!

Lisa_pt disse...

A tua preocupação é mais que legítima, mas não te posso ajudar... mas tb acho que tens bom senso suficiente para tomares as decisões acertadas e estás a agir da forma mais sensata, portanto, é como dizes, confias na médica e esperas que essa maldita dermatite se vá embora de vez!

Joquinhas gds e as melhoras do Pedrinho!

Ana disse...

Eu tb confiava na médica...mas entendo perfeitamente o teu receio.

Pensa positivo...isso com o tempo vai passar!!

Bjs grandes

Pipocas Bebé disse...

Minha querida, não consigo meter-me no teu lugar...sou muito desconfiada, provavelmente pedia uma 2ª opinião!
Beijoquinhas fofinhas e xi-corações apertadinhos para o filhote e para a mamã!