07 janeiro, 2008

A doença continua

Ao fim de três dias a tomar Ben-u-ron e Brufen (receitados pela médica do Centro de Saúde) a febre não baixou e eu própria começava a pensar que o miúdo tinha algum problema de estômago, porque mesmo sem comer nada, arrotava e eu só ouvia o estômago a fazer barulho. Hoje à hora de almoço a minha mãe telefonou-me a avisar que a febre estava novamente a subir. Corri para casa e estava decidida a levá-lo às urgências, mas pelo caminho lembrei-me que a pediatra dava consulta hoje, e liguei para o consultório. Ninguém atendeu. Então liguei-lhe para o telemóvel, e ela atendeu logo (nem é costume. Normalmente deixo recado no voice mail, e ela liga de volta). Expliquei a situação, e ela disse-me para parar com o Brufen, porque é um medicamento que "rebenta" com o estômago dos bebés, e para dar o Ben-u-ron de seis em seis horas. Que deve ser uma virose e dentro de mais dois dias deve passar... No entanto, para a manter a parar da situação se a coisa continuar.

Fiquei a pensar se de facto o miúdo não andaria mal do estômago devido ao Brufen, e devido à minha ignorância (porque sempre vi os miúdos a tomar o Brufen, e nunca questionei o facto) e à da médica que o atendeu no Centro de Saúde. Será que não se pensa nos malefícios que se fazem quando estamos a tentar resolver a coisa, assim, rapidamente? Fiquei a dar por merecidos os euros que deixo nas consultas da pediatra, porque para além de uma excelente profissional, é uma pessoa disponível e que gosta do que faz.

Okay, estão a perguntar-se porque é que não lhe liguei antes... O Pedro foi para o Centro de Saúde na sexta-feira por indicação da linha Saúde 24, eles mandaram um fax e nós lá fomos. Como ia um fax, pensei que ia ser mais célere, mas na verdade fomos os últimos a ser atendidos e já passava das 8 e meia da noite quando de lá saímos. A médica que nos atendeu foi muito simpática, mas a especialidade dela é medicina familiar e não pediatria. No entanto é médica, e por isso segui o conselho dela.

Assim, o Pedro agora está apenas a Ben-u-ron, continua com febre, mas o estômago está mais sosegado.

Bala, pode ser que sejam os dentes, mas ainda não consegui a confirmação. Quando eles sairem eu aviso, para já são 4, ainda não saiu mais nenhum.

9 comentários:

joana disse...

O pediatra do Pedrinho também não gosta do Brufen, só em último recurso.
O problema das urgências dos centros de saúde é mesmo esse, não são atendidos por médicos especializados em pediatria. Eu já fui às urgências de uma Clínica Pediátrica e gostei bastante do atendimento.
Beijinhos e as melhoras do Pedro

Mamã dos Diabinhos disse...

Tal como a Joana o pediatra dos meus tb não gosta.
So receita em ultimo caso. O hugo tem 8 anos e tomou umas 3 vezes.
Mas uma altuar tinha uns dois anitos foi com ele a Hoospital a medica que o viu disse que era uma otite e receitou-me o Brufen para tomar x dias. O rapaz andava drogado, cheguei a falar com o pediatra.
E o pediatra disse evitar ao maximo dar algum medicamento com o estomago vazio, mas principalmente o Brufen, nem que fosse com uma bolacha antes.
Espero que melhore. beijos

sandra.am.silva disse...

Possas!
Espero que ele melhore rápido!
Sei por experiência que o Brufen é muito forte para o estômago. E tal como a Elsa diz, é daqueles medicamentos que não devem ser tomados de barriguinha vazia.
Nada como ouvir opiniões de médicos Pediatras, eles lidam com miúdos e sabem as dosagens mais indicadas para eles.
Tal como a Joana, sempre que tenho que ir às urgências também vou a uma Clinica Pediátrica e apesar de sair um bocadinho caro, sei que somos melhor atendidos, não há grande "ajuntamento" de pessoas, para além de que estou muito satisfeita.
Espero que o Pedro fique bom rápido!
Beijinhos Grandes para voces,

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Bala disse...

Olá!

Coitadinho do Pedrinho!!!!

Não fazia ideia que o Brufen tinha esse efeito nos bébés!
Mas agora percebo por que é que, ao contrário da maioria dos pediatras, a do Tomate nunca mandou alternar Brufen com Ben-U-ron.

Bjinhos grandes e as melhoras rapidinhas

Sandra disse...

Olá.

Es+ero que o Pedro esteja melhor.
De facto, tb a pediatra do Dinis nunca lhe receitou o Brufen, anda só com o MAxilase, mas este nem sempre é eficaz.
O Dinis anda uma grande constipação, mts gases e tosse. Hj fiquei em casa. É mesmo assim, temos que termuita paciência e com o tempo vamos aprendendo mais com as novas situações.

Bjinhos e as melhoras
Sandra

Ana e os principes disse...

Que aborrecido!!
Isto de médicos têm muito que se lhe diga,por acaso o meu Afonso já tomou diversos medicamentos:(mas nunca o brufen.

Ainda bem que foste á pediatra e vais ver que o Pedrito vai melhorar rápidamente.

Um beijinho grande e as melhoras

Graça Garcia disse...

Olá, andamos sempre a par, o meu teve uma virose (penso eu) de três dias de febres altas. Agora já passou, ficou a tremenda constipação que trouxe do hospital.
Mas podes ver as nossas desventuras no nosso cantinho. Eu cheguei a ter de por o Ben-u-ron de 4 em 4 horas mas foi com indicação da pediatra.
Melhoras rapidas
Bjs

Sem Rumo disse...

Malditas viroses dão cabo dos nossos bebés...
Não desesperes vais ver que num estantinho o Pedrocas melhora.

beijokinhas e as melhoras ....

Ana disse...

Tadiho do Pedrinho :(
Espero que tudo volte ao normal rápidamente.

Está tão engraçado a andar....e está grande!!

Bjs grandes