27 janeiro, 2008

Esclarecimentos sobre a varicela

O virus da varicela tem um período de incubação de 21 dias, o que quer dizer que se o Pedro o tiver apanhado do primo poderá demorar 21 dias até a coisa aparecer. Até lá vamos fazer a nossa vida normalmente, evitando situações de potencial contágio a pessoas que possam ter maior problema em apanhar varicela, nomeadamente a avó paterna, que aparentemente nunca teve, e dada a saúde mais débil pode ser complicado. É que na idade adulta a varicela pode degenerar em penumonia (eu apanhei aos 24 anos e não dei por isso, mas nunca se sabe...) e por isso alguns pediatras não recomendam a vacina, porque só protege durante a infância, e a varicela quando apanhada em criança é considerada uma doença benigna, mas em adulto pode ser mortal. Ah! Outra coisa que a pediatra do meu sobrinho (que é também a do Pedro) disse é que não se deve tomar Brufen e muito menos aplicar pomadas com cortisona (chamada de atenção especial para o Pedro dado os problemas de pele que tem), não percebi bem porquê, mas fica a informação para as mães que por aqui passam e que têm, tal como o Pedro, de usar essas pomadas para problemas semelhantes.

6 comentários:

Mamã dos Diabinhos disse...

Sempre bom saber-mos mais. Havia coisas que desconhecia.
Beijocas

sandra.am.silva disse...

Que bom que postaste sobre isto, já andava à uns tempos para ir pesquisar um bocadinho sobre esta doença.
Olha, de acordo com o Alergologista do Afonso, a Varicela, o Sarampo e a Rubéola são doenças que estão em vias de extinção.
Também tive varicela em adulta. Tinha 20 anos e foi um filme...
Agora as pomadinhas, nem me fales, na sexta fomos a uma consulta de dermatologia (não que fosse preciso, mas o hospital mandou um postal para uma consulta externa) e vim de lá incrédula. De acordo com o que a médica disse aos estagiários o problema da dermatite, tem de ser tratado como se eles fossem detectives. E o que menos gostei de ouvir foi ela ter dito que os produtos que eu usava eram muito bons, aliás dos melhores do mercado (uriage) e que ela mudou não por necessidade, mas porque não havia muito mais a fazer...
E andei eu a gastar um dinheirão em cremes e sabonetes!!!
A médica receitou uma pomadinha para o caso de aparecer alguma coisa (e não aparece desde Agosto), depois eu venho dizer-te o nome, pois é uma pomadinha que dá também para aqueles vermelhitos que podem aparecer no rabinho por transpirarem entre outras coisas...
Quanto à varicela, se for para aparecer, que venha por bem que o Pedro fica despachado, não é?
Beijinhos e desculpa o testamento!

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Catia, a mãe do Puts... disse...

Muito Obrigado pelo esclarecimento..
Eu apanhei tudo quando era pequena e acho que é melhor assim! Depois mais tarde é como dizes é muito mais grave!!
Agora que estas doenças são uma chatice lá isso são!
Espero que o Pedrocas se apanhar que seja bem rápido!!

Beijocas

Abraçar disse...

Eu apanhei era bebé e não fiquei com marca nenhuma! Obrigada pelos esclarecimentos, havia coisas que eu não sabia!

Beijinhos

sandra.am.silva disse...

Olá Carla!
Estás boa?
O Rosilan foi receitado ao Afonso por ele andar constipado e com tosse. De acordo com a Pediatra das urgências ele estava muito congestionado e o Rosilan iria ajudar com a expectoração.
O Afonso também tomou 2 injecções bebidas de Rosilan no hospital quando teve a primeira grande crise de dermatite. E depois nunca mais tomou!
No sábado eu provei aquelas gotas, e aquilo é horrivel, mesmo, mesmo horrivel!
Bem que podiam disfarçar o sabor amargo com outro mais doce, não era?
Beijinhos para voces!

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Nany disse...

Obrigadinho pelas dicas. Eu apanhei em pequena.
Bjks