21 abril, 2008

Banho - Técnicas precisam-se


Desde que nasceu o Pedro toma banho na banheira dele. Cinco centímetros de água morna e muita confusão e brinquedos à mistura.


Agora está a ficar grande demais para a banheira. Pensei então que estava na altura de lhe dar a conhecer a banheira da gente crescida... e a torneira do duche. Má escolha... O miúdo tem terror do jacto de água, grita que parece que o estou a torturar. As duas experiências correram demasiado mal. Ambas comigo na banheira e segurá-lo. Grita, grita, chama por mim, mas pede colo ao pai. Sei que ele detesta muita água, tem um medo terrível, mas tenho de lhe dar banho.


Técnicas de iniciação à banheira precisam-se. HELP!!!!!

15 comentários:

Mariah disse...

Vou ficar à espera das sugestões, pois por aqui temos o mesmo problema, detesta o chuveiro.
Bjs

Uma Mãe Babada disse...

E se tentarem sem chuveiro ?
Na banheira pequena também não o usavam.
O Afonso toma banho na nossa banheira desde que se senta.
Ponho pouca água, a suficiente para ele se sentar e brincar. Enquanto isso, vou lavando-o, sem chuveiro.
Ele adora a água....

Anónimo disse...

Enche primeiro a banheira e só depois é que o metes lá dentro.
Eu, com o meu irmão, inventava brincadeiras para o distrair enquanto lhe passava o chuveiro na cabeça, mas na fase inicial enchia um pequeno recipiente com água limpa e ia assim tirando a espuma do corpo. E aos poucos ele perdeu o medo, e olha que ele era bem medricas!

Boas banhocas!

teresa disse...

A Matilde também tem terror do chuveiro. Adora tomar banho, mas com o chuveiro chora muito. Eu dou-lhe banho na banheiro dos adultos, mas sem o chuveiro. Da mesma forma que lhe dava na banheira dela e resulta.
Mas vou estar atenta às técnicas de iniciação.
Beijos.
Teresa e Matilde.

Ana Luísa disse...

Não sei bem o que diga, o Francisco sempre delirou com o banho e toma-o na banheira desde os 9 meses e gosta muito.
Mas talvez seja preferível encheres a banheira antes de colocares lá o Pedro e se ele se assusta com o chuveiro, tenta não passar o chuveiro...
Não ajudei muito pois não?... Sorry :(
Beijinhos!

)0( disse...

Quando a Tati começou a ser grande de mais para a banheira dela, passou a tomar banho na banheira grande de chuveirada, primeiro sentada e agora desde que anda, fica de pé. Se calhar como foi "iniciada" muito cedo não ganhou medo.. A minha sugestão é passares-lhe o chuveiro para a mão dele, a deitar apenas umas pinguinhas de água para se ir habituando e talvez assim perca o medo.
Boas banhocas :)

Nany disse...

Pois....também vou ficar à espera sde sugestões.
O Pedrocas só gosta do chuveiro se for ele a segurá-lo a a molhar tudo menos o que deve, fora isso nem vê-lo.
Experimenta começar por um recipiente pequenino (utilizo um copinho com um pato) e depois gradualmente passa para o chuveiro. Dá-lhe para a mão com a água pouco aberta (mt pouca mesmo, digo-te por experiência) para ele ver que não é nenhum "papão".
Bjks

Bala disse...

Aí vem testamento!!!
Eu fiz mesmo a transição entre a banheira pequena e a grande.
Comecei por pôr a banheira pequena dentro da banheira grande e dar-lhe banho assim, e 1 ou 2 semanas depois, passei a pôr água na banheira grande e a dar-lhe banho lá.
Com o chuveiro a coisa foi (e é) mais difícil.
Ele gosta do chuveiro, mas grita "que se mata" quando lhe molho a cabeça. É um filme só!
E, embora agora já goste de brincar com o chuveiro, continua a não aceitar que lhe lave a cabeça com ele. (Usamos umas taças dele, que enchemos com água e vamos despejando na cabeça!!!).

Comprei-lhe uma pála, para lhe pôr na cabeça, e evitar que a água lhe vá para os olhos.
...Não resultou....Ele grita porque não quer pôr a pála!!!

Se houver por aqui dicas para perder o medo do chuveiro, eu vou aproveitar!!!

Bjinhos
Ps- Definitivamente, tenho de concordar com a )0(, quanto mais cedo se introduzir o chuveiro, melhores são os resultados!

Unknown disse...

O gonkas no inicio tb tinha medo do chuveiro e para que ele se fosse habituando aos poucos fui-lhe explicando que tds os meninos e meninas da sala dele já tomavam banho de chuveiro.
Mas aconselho-te co tds as outras mães já disseram enche a banheira com pouca água e vais lhe dando banhinho assim e aos poucos vai introduzindo o chuveiro.

P.S : na altura tb comprei um substituidor do chuveiro por uma figura do sapo e resultou,hoje delira com o banho de chuveiro.

jokas,
Susana

Rj disse...

Eu punha uma luva de banho no chuveiro porque assim não fazia tanto barulho e a água cai de maneira diferente. Também sei que existem cabeças de chuveiros que são patos ou outros animais, se estiverem para isso ele é capaz de achar piada.
Outra dica é mesmo usar um recipiente de plástico, encher de água e começarem assim.
Beijinhos e bons banhos.

sandra.am.silva disse...

Olá!
O Afonso toma banho de duas maneiras.
Com a banheira dele dentro da nossa ou então quando há menos tempo na banheira grande e de chuveiro.
Ao Afonso tem corrido bem, porque ele adora o banho, e dá-se lindamente com o chuveiro, para além de que é super engraçado vê-lo a tentar apanhar os jacto de água com a mão.
Porque não experimentas colocar a banheira dele dentro da grande e vais a pouco e pouco dando a conhecer o chuveiro.
Beijo, beijo, beijo

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Andreia disse...

Pois...eu sou mais uma que preciso de dicas.

O André ainda toma banho na banheira dele (dentro da nossa), mas na natação tem que ser de chuveiro e há sempre berreiro...ele tem mesmo medo!

Já andei à procura de um boneco que há para por na frente do chuveiro, mas não encontrei.

Beijinhos.

Ana disse...

A Bárbara toma banh na banheira grande desde os 9 meses (+/-). Comecei por colocar água na banheira como fazia com a dela, depois comecei a usar recipientes de plástico, dos brinqedos dela para lhe molhar a cabeça e bem mais tarde introduzi o chuveiro. Não chora mas ainda não está 100% á vontade...vai com o tempo. Experimenta fazer a introdução gradual.

Bjs

Nany disse...

Tens um miminho no meu blog
Bjks

joana disse...

Não te posso ajudar, o Pedro ainda toma banho na banheira de bebé, que também começa a ficar pequena para 85 cm de gente! A ideia de começar por pôr a banheira dele dentro da vossa parece-me boa.

Beijinhos