08 abril, 2010

Para esquecer o regresso ao trabalho...

Ontem em casa dos avós, o Pedro e o primo de sete anos a jogar à apanhada. O primo, mais sabido e mais rápido, fugia dele e atirava-se para cima do sofá e gritava: "Não me podes apanhar, estou no coito!!!! Estou no coito*!!!"

E respondia o Pedro inocente, mas numa risada completa: Estou no nove!!! Estou no nove!!!!


* Com este post fiquei curiosa relativamente ao termo que tanto usei na minha infância (coito), e ao qual só dei outro significado bem mais adulta. Não encontrei na net nenhuma explicação. Alguém tem alguma ideia?

8 comentários:

SCAS disse...

es-pec-tá-cu-lo!!!

Unknown disse...

O Gonçalo tb utilizava muito essa palavra "coito" qdo estava na pré e no inicio até fazia confusão mas dp de falar com ele explicou-me q a utilizavam qdo jogavam á apanhada e q significava mais ou menos "q tinha ganho" e "território"....mas depressa desaprendeu cm aprendeu.
Modernices nas palavras :)

jokitas

Bala disse...

Ele é esperto. Muito inteligente, mesmo!

...Já estou como tu. Pergunto-me de onde terá vindo tal palavra para quando jogamos à apanhada. É que o sentido que se lhe dá em adulto é completamente diferente!

Bjinhos e bom fim-de-semana

Nany disse...

:))
Também usava a palavra e acho que ainda se usa.
Adorei a saida do Pedro.
Bjks

apimenta disse...

A palavra vem de:
couto
nome masculino1. terra coutada, defesa, privilegiada
2. terra que não pagava impostos por pertencer a um nobre
3. figurado refúgio; abrigo

(Do lat. cautu-, «acautelado; defendido», part. pass. de cavére, «acautelar»)

joana disse...

Nunca tinha ouvido essa palavra nesse contexto!

A saída do Pedro foi de rir!

Mariah disse...

Também desconhecia neste contexto, mas conheço uma aldeia com esse nome. Beijos

Cristina disse...

Olá Carla...O R. é o primo. Não é irmão. Não penso em ter outro filho, pelo menos para já
Bjs