03 dezembro, 2007

Natalidade e outros

Hoje, se conseguir, vou ver um bocadinho do Programa Prós e Contras. Quero saber se as pessoas importantes vão dizer que é a falta de dinheiro que faz com que as pessoas tenham menos filhos, ou se vão encontrar outra razão mais requintada para explicar a falta de nascimentos em Portugal. Eu falo por mim, que pertenço a uma classe média, cada vez menos média e por isso mais baixa, e que gostava imenso de poder ter mais uns dois filhos, três se a minha idade permitisse, o que não me parece que venha a acontecer. Okay, podem dizer que estou louca, eu própria ia pensar que sim se isto fosse antes do Pedro nascer. No entanto, sinto que mudei imenso com o nascimento do Pedro, e olhar para ele e vê-lo a crescer saudável (a dermatite está a dar tréguas) e feliz é muito mais do que alguma vez pensei. Gostava que o Pedro tivesse irmãos e irmãs, e gostava de ter uma velhice rodeada pela minha família. Enfim... os ordenados e situações profissionais menos estáveis conduzem-nos a opções que, se calhar, de outra forma não fariamos. E não me digam que onde come um, comem dois, porque se calhar em termos alimentares a coisa até se aguenta, mas e depois a educação? O acesso à saúde, que aqui é onde se gasta mais dinheiro dado os problemas de pele do rapaz? Sim, porque problema de pele é taxado a 21% em quase tudo. Enfim... Mas isto são lamentos específicos de uma fulana que ainda gostava de ter mais cachopos. A ver vamos...

Quanto a segurança automóvel, é verdade, voltámos a virar o banco. O Pedro vai novamente de costas para a estrada. É por mim, e espero que seja sobretudo por ele. É que eu não ia andar descansada. Não tenho intenção de bater com o carro, mas não controlo tudo, e por isso, se acontecesse alguma coisa a este menino, por algo que era perfeitamente evitável, eu nunca me iria perdoar (se lhe acontecer alguma coisa, eu nunca me vou perdoar na mesma, mas pronto...) Prefiro, por agora, continuar assim, e depois logo se vê. Em Janeiro falo com a pediatra, e pode ser que tenha uma opinião favorável à mudança. Agora, surge o outro problema, ele tem a perna longa e já bate no banco com os pézitos, mas para já ainda não é mau de todo.

Amigas, as coisas com as quais temos de nos preocupar nunca acabam, e as decisões nunca são fáceis...

10 comentários:

Martinha disse...

A vida não está fácil...

Abraçar disse...

Estou agora a ver o programa (só partes) e tenho mesmo que concordar contigo. Andam todos a escamotear a realidade, as pessoas não têm mais filhos (de uma maneira geral, claro), porque não têm condições financeiras.

Acho que fizeste bem em voltar a cadeirinha. O tempo passa num instante e daqui a nada já ele terá a idade recomendada para andar de frente. Em primeiro lugar a segurança deles, não é?

Beijinhos

Bala disse...

Não podia concordar mais contigo.
Gostava de ter 5 (imagine-se!) filhos, mas deixo-me ficar pelo sonho de ter 3, pelos mesmos motivos que tu.
Não é na alimentação que se gasta a maior fatia do orçamento, mas sim nas escolas (caríssimas, mesmo as IPSS) e na saúde.

Resta-nos a esperança de que um dia isto mude!

Quant à cadeirinha, fizeste bem. Se assim estás mais tranquila, e mais segura!
Ah, e não há problema de o Pedrinho ir com as perninhas encolhidas. Tanto quanto li no site da APSI, isso não representa qualquer perigo!

Bjinhos grandes

Rj disse...

Eu acho que vou ficar por estes dois mesmo. É como dizes nem é tanto em questões de alimentação, mas creches, saúde, discriminação no trabalho, tudo isso me faz pensar que depois deste nascer tenho que focar energias a fazer algum tipo de carreira que nos sustente minimamente.
Beijokas grandes

Sofia disse...

Parabéns pelos 11 meses do Pedro!
Em relação ao programa não vi mas gostava de ter visto... e sinto exactamente o mesmo que tu. Sonho ter uma família grande, com, pelo menos 3 filhos mas a realidade é que é muito difícil com as condições que nos dão. Para mim é o dinheiro e também o tempo! Temos muito pouco tempo para os nossos filhos... Porque somos obrigadas a trabalhar para ganhar dinehiro e aí entramos no ciclo... falta dinheiro, falta tempo, falta dinheiro...
Em relação à cadeirinha acho que fizeste bem. Os "ovos" dão perfeitamente até aos 12/13 kg (depende das marcas). O Gonçalo já anda numa cadeirinha grupo I no nosso carro mas entregámos o ovo aos avós e ele ainda anda lá quase todos os dias (e já passou dos 11 kg).

beijinhos

Sofia Guerra Carvalho disse...

Fui eu em cima!

Alexandra disse...

olá! Entrei neste blog ao fazer uma pesquisa sobre o mês de Dezembro. Só quero dizer que adorei. sou mãe de uma menina que vai fazer dia 8 de Dezembro 3 anos.
é fantástico amar os nossos filhos.
coloquei-te nos favoritos para te vir visitar mais vezes.

Sónia e MI disse...

Concordo contigo,ter mais filhos também é um objectivo meu, mas com a vida assim, não sei se poderá ser possível.

beijocas.

sandra.am.silva disse...

Olá!
Não vi o programa... :( e gostava de ter visto!
Mas concordo de todo que a questão financeira é quem mais contribui para a baixa de nascimentos. Logo seguida da falta de tempo como a Sofia referiu.
Vejamos, eu também gostava de ter 3, gostava de dar ao Afonso o que eu nunca tive: Irmãos.
E ao 2º filhote vou, ao 3º já não irei...
Fizeste bem com a cadeirinha. Se te sentes melhor assim fizeste bem!
Beijinhos para voces,

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Rita Correia ilustradora disse...

Também só vi partes do programa porque a Julita não me deixou ver mais... mas aqui fica mais uma opinião de que só não terei mais que 2 filhos porque o dinheiro não abunda!! E partir para o segundo já será uma aventura... mas prefiro arriscar porque não quero que a minha Julita seja filha única e porque também gosto de pensar que um dia mais tarde estarei rodeada de mais família!! Mas este país ainda tem muito que fazer para incentivar a natalidade, ai isso tem!! E um senhor lá no programa também disse uma coisa muito acertada: Que a mentalidade dos empregadores, das empresas também tinha que mudar e não pensarem apenas a curto prazo!!! Se o estado começasse a penalizar a sério as empresas Anti-família acredito que as coisas começassem a mudar!! Não sei!! Antes de me aventurar como freelancer ainda fui a algumas entrevistas e a pergunta chave era sempre a mesma: "Tem 27 anos.É casada. Tenciona ter filhos?"
Ficava furiosa!!!
Escusado será dizer que nunca fui selecionada... até que acabei por desistir e ingressar no sistema dos Trabalhadores "Intermitentes". Ainda tem muito que palmilhar este Portugal!! Muito mesmo.

Quanto à cadeirita!! Olha mais vale prevenir! Acho que fazes bem!

Um beijito